Litoral de São Paulo vive dias de verão em pleno inverno

de G1

O cenário acima parece o de um belo dia de verão, mas o registro foi feito na tarde de terça-feira (23) em uma praia de Santos, no litoral de São Paulo. Dia em que, mesmo durante o inverno, a cidade registrou temperatura acima dos 30º. A região está sob uma onda de calor e os comerciantes têm comemorado, mas a previsão indica uma frente fria nos próximos dias.

A Baixada Santista teve o junho mais quente dos últimos 16 anos, quando a temperatura média mensal ficou dois graus acima do normal, atingindo os 26º, de acordo com o meteorologista do Climatempo, Filipe Pungirum.

"Estamos sob os efeitos do El Niño e, em junho, também tivemos um bloqueio atmosférico que impediu o avanço de frentes frias. As temperaturas do mês de julho estão dentro da média, mas tivemos nos últimos dias uma forte onda de calor e, na terça-feira, os termômetros chegaram a marcar 31º na base aérea de Guarujá", explica,

Nesta quarta-feira (24), a previsão é que os termômetros cheguem aos 32º, o que pode significar o dia mais quente do mês. Com as temperaturas elevadas, os banhistas aproveitaram as praias da região e os comerciantes comemoraram. O comerciante José Costa dos Santos, o Zé do Coco, disse que na última semana vendeu cerca de 10 mil cocos.

"É um número de verão. As vendas estão acima da média. Todo mundo está super feliz. Em dias chuvosos, de frio, as vendas caem muito. Estávamos desanimados, mas este está sendo o melhor julho dos últimos anos", comenta.

 

Mudança no tempo

 

A previsão indica que o 'veranico' está com os dias contados. "O tempo deve mudar nos próximos dias. Uma frente fria vai passar pelo litoral de São Paulo durante o fim de semana e deve chover. Na sexta-feira (26) ainda faz sol, mas sábado vem outra frente fria e provoca chuva no domingo (28)", diz o meteorologista.

Esta frente fria vai causar aumento de nebulosidade em parte do estado a partir desta quinta-feira (25) e ligeira queda na temperatura.