José Aldo usa toalha, mas bate o limite do peso para luta

de Globo Esporte

A pesagem oficial do UFC Fortaleza foi realizada nesta sexta-feira pela manhã, no hotel que hospeda os lutadores da organização na capital cearense. As duas lutas principais foram confirmadas, mas houve alguma razão para preocupação: José Aldo precisou se pesar nu, com a cobertura das toalhas, mas bateu o valor do peso-pena no limite.

Após ficar acima do peso como suplente da luta pelo cinturão peso-pena no UFC 231, Renato Moicano foi logo o segundo a se pesar em Fortaleza. O brasiliense marcou 66kg, dentro do limite de tolerância para lutas que não valem cinturão no peso-pena. José Aldo apareceu com quase 45 minutos de janela, e pediu a cobertura da toalha para bater o peso. Ele marcou 66,2kg, valor máximo que poderia registrar sem cinturão em jogo.

 
Raphael Assunção bate o peso na pesagem oficial do UFC Fortaleza — Foto: Adriano AlbuquerqueRaphael Assunção bate o peso na pesagem oficial do UFC Fortaleza — Foto: Adriano Albuquerque

Raphael Assunção bate o peso na pesagem oficial do UFC Fortaleza — Foto: Adriano Albuquerque

Os lutadores da luta principal também não demoraram a se pesar. Raphael Assunção veio primeiro e marcou 61,8kg, no limite de tolerância para combates que não valem cinturão no peso-galo. Já Marlon Moraes marcou o chamado “peso de campeão”: 61,2kg.

 
Marlon Moraes não teve problemas em bater 61,2kg na pesagem oficial do UFC Fortaleza — Foto: Adriano AlbuquerqueMarlon Moraes não teve problemas em bater 61,2kg na pesagem oficial do UFC Fortaleza — Foto: Adriano Albuquerque

Marlon Moraes não teve problemas em bater 61,2kg na pesagem oficial do UFC Fortaleza — Foto: Adriano Albuquerque

Dos 22 lutadores que se pesaram nos primeiros 25 minutos da janela de pesagem, dois não bateram o peso. A estreante Sarah Frota, revelada no Contender Series Brasil, ficou bastante acima do limite para o peso-palha (até 52,6kg); bastante debilitada no corte de peso, ela marcou 55,8kg, já quase no limite da categoria de cima, o peso-mosca (até 57,2kg em lutas que não valem título). O russo Magomed Bibulatov, adversário de Rogério Bontorin, ficou acima justamente do valor permitido para os moscas: bateu 57,6kg.

Segundo o matchmaker (responsável pelo casamento das lutas) Mick Maynard, a luta entre Bibulatov e Rogério Bontorin estava mantida, e o russo pagará multa de 20% de sua bolsa ao brasileiro. Sarah Frota terá de ceder 40% da bolsa para Livinha Souza, sua adversária, que a provocou:

- Vou fazer ela pagar. Parabéns, você fez história no peso-palha, você e a Mackenzie Dern - disse Livinha, em referência ao estouro de peso de Dern no UFC Rio em maio do ano passado.

 
Sarah Frota subiu na balança muito debilitada e não bateu o peso na pesagem oficial do UFC Fortaleza — Foto: Adriano AlbuquerqueSarah Frota subiu na balança muito debilitada e não bateu o peso na pesagem oficial do UFC Fortaleza — Foto: Adriano Albuquerque

Sarah Frota subiu na balança muito debilitada e não bateu o peso na pesagem oficial do UFC Fortaleza — Foto: Adriano Albuquerque

Confira os pesos dos atletas:

CARD PRINCIPAL
Peso-galo (até 61,7kg): Raphael Assunção (61,3kg) x Marlon Moraes (61,2kg)
Peso-pena (até 66,2kg): José Aldo (66,2kg) x Renato Moicano (66kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Demian Maia (77,3kg) x Lyman Good (77,3kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Charles do Bronx (70,1kg) x David Teymur (70,8kg)
Peso-meio-pesado (até 93,4kg): Johnny Walker (93kg) x Justin Ledet (93kg)
Peso-palha (até 52,6kg): Livinha Souza (52,4kg) x Sarah Frota (55,8kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-médio (até 84,4kg): Anthony Hernandez (83,7kg) x Markus Maluko (84,1kg)
Peso-mosca (até 57,2kg): Mara Romero Borella (56,7kg) x Taila Santos (56,7kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Thiago Pitbull (77,3kg) x Max Griffin (77,1kg)
Peso-pesado (até 120,7kg): Júnior Albini (120,4kg) x Jairzinho Rozenstruik (109,5kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Ricardo Carcacinha (61,5kg) x Said Nurmagomedov (61,2kg)
Peso-mosca (até 57,2kg): Magomed Bibulatov (57,6kg) x Rogério Bontorin (56,4kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Geraldo de Freitas (65,9kg) x Felipe Cabocão (65,8kg)