Veja programação da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

de G1

As cidades de Praia Grande, Peruíbe e São Vicente, no litoral de São Paulo, são as únicas da Baixada Santista que aderiram à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, sancionada no início de janeiro. De acordo com a lei, devem ser realizadas ações anuais na semana que incluir o dia 1º de fevereiro.

Em São Vicente, será realizada uma palestra na Unidade de Saúde do Adolescente, e em Peruíbe, serão promovidos grupos de contracepção para os adolescentes (confira a programação abaixo).

Já em Praia Grande, as palestras e rodas de conversa com a comunidade, realizadas semanalmente nas Unidades de Saúde da Família (Usafas), serão intensificadas durante a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

Em Santos, estão sendo programadas atividades voltadas à rede municipal de ensino após o retorno das férias escolares, mas elas não fazem parte da ação nacional. No dia 18 de fevereiro, o Programa de Saúde na Escola (PSE) realizará uma roda de conversa com os supervisores de ensino sobre os fluxos de acesso dos adolescentes aos serviços disponíveis na Atenção Básica.

Em Mongaguá, estão previstas palestras nas unidades básicas de saúde, no entanto, até o momento, não há programação definida.

Nas demais cidades, são realizadas ações voltadas ao planejamento familiar ao longo do ano, mas não há programação específica em alusão à semana nacional.

 

Sociedade Brasileira de Pediatria

 

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou recentemente um siteque alerta para os riscos da gravidez precoce e traz dados estatísticos sobre o tema.

Segundo a SBP, a taxa de gravidez na adolescência no Brasil é a mais alta da América Latina, com 400 mil casos ao ano. Aproximadamente 18% dos brasileiros nascidos são filhos de mães adolescentes.

De acordo com o Departamento Científico de Adolescência da SBP, o índice de mortalidade entre os filhos de mães adolescentes é alto, correspondendo a cerca de 20% da mortalidade infantil no país.

 

 

Mãe aos 15

 

 
A corretora de seguros Aryanne Martins engravidou aos 15 anos. — Foto: Arquivo PessoalA corretora de seguros Aryanne Martins engravidou aos 15 anos. — Foto: Arquivo Pessoal

A corretora de seguros Aryanne Martins engravidou aos 15 anos. — Foto: Arquivo Pessoal

A corretora de seguros Aryanne Martins, de 22 anos, levou um susto quando descobriu que estava grávida, aos 15 anos. Com o apoio da mãe, ela pode concluir os estudos e hoje faz faculdade de fisioterapia. "Até hoje ela olha ele para eu poder estudar", diz.

Mas ela sabe que seria diferente se não tivesse contado com o apoio da mãe. "É preciso muita organização e força de vontade. Porque alguém está ali dependendo exclusivamente de você", diz.

"A gravidez é mágica em qualquer momento, desde que tenha apoio. A gravidez não pode te impedir de sonhar, de concluir os estudos e de ser mulher, além de ser mãe", finaliza.

 

Programação

 

São Vicente

 

  • Ação: Palestra “Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência”
  • Data: Quinta-feira (31), a partir das 8 horas.
  • Local: Unidade de Saúde do Adolescente (Rua Polydoro Oliveira Bittencourt, 299 B – Vila Margarida).

 

Praia Grande

 

  • O setor de Planejamento Familiar realiza palestras e rodas de conversa em todas as Unidades de Saúde da Família. Informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3496-5202 ou pelo e-mail planejamentofamiliar@praiagrande.sp.gov.br.

 

Peruíbe

 

  • Ação: Grupos de contracepção para os adolescentes
  • Data: Quinta-feira (31), às 8 horas, e sexta-feira (1º), às 13 horas
  • Local: Casa do Adolescente de Peruíbe (Avenida dos Expedicionários, Centro)